sábado, 3 de setembro de 2011

Pitágoras...



Nasceu em 582 a.C. Pitágoras era filho de um gravador de jóias, de Samos. Morreu em 500 a.C., aos 82 anos de idade. Pitágoras deu início à filosofia da Itália. Era tão sequioso de conhecimento que, ainda jovem, deixou seu país e se fez iniciar em todos os mistérios e ritos, não só da Grécia, mas, também de nações estrangeiras, passando vinte e dois anos no Egito e doze na Babilônia. Consta que foi o primeiro a declarar "que a alma, ora presa nessa criatura, ora naquela, segue assim um ciclo, necessariamente determinado".
Pitágoras usava uma estola branca imaculada, um manto branco de lã, turbante e veste amarelo-ouro. Dada sua dieta frugal, conservava o corpo em constante boa forma; dir-se-ia, por sua fisionomia, que sua alma conservava a mesma constância. Não estava sujeito a alegria nem a pesar; nunca foi visto regozijando-se nem se lamentando. Pretendia que seus discípulos alcançassem comunhão com os deuses, por meio de visões e sonhos, o que não pode ocorrer com uma alma perturbada pelo ódio ou o prazer, ou qualquer outra excitação inarmônica, ou pela sensualidade ou uma rígida ignorância de tudo isto. Ele purificava perfeitamente a alma de todas essas coisas, inflamava sua parte divina e a preservava, e nela dirigia a divina visão intelectual, que é melhor do que mil olhos físicos, porque somente por meio dessa visão pode a verdade ser compreendida; deste modo empenhava-se Pitágoras na purificação do intelecto.
Pitágoras sustentava que o primeiro rudimento de sabedoria consistia em aprender a meditar e a não falar. Durante cinco anos, seus discípulos tinham de manter silêncio, limitando-se a escutar seus discursos, sem vê-lo. A finalidade desse silêncio era de que a alma se voltasse para si mesma, desviando-se das coisas externas, das paixões irracionais que nela se manifestassem, bem como do corpo, dirigindo-se inteiramente para sua própria vida, que deverá persistir para sempre; ou de que seus discípulos, alheados às coisas tangíveis, pudessem buscar a Deus com mente pura. Assim, nada ensinava a seus discípulos antes do silêncio, a primeira meditação.
Quando eles haviam aprendido estas coisas, as mais difíceis, ou seja, a permanecer quietos e escutar, e estavam já desenvolvidos no silêncio, era-lhes permitido falar, levantar questões e escrever o que escutavam ou o que concebiam. Pitágoras não determinava a mesma duração do silêncio para todos; os discípulos mais circunspectos tinham o tempo de silêncio reduzido.
Pitágoras entregava-se a práticas matutinas, extravasando sua própria alma ao som da lira, entoando algumas canções de Tales, bem como versos de Homero, para com isto serenar ainda mais a sua mente. Além disso, executava algumas danças, que concebera para manter a agilidade e a saúde física. Descobriu as pausas musicais, ao monocórdio, e aperfeiçoou a Geometria.
Um pitagórico não se levantava da cama antes que recordasse as ações do dia anterior, na ordem de ocorrência. E, se após ter-se levantado dispusesse de algum tempo livre, do mesmo modo esforçava-se para relembrar tudo o que lhe ocorrera três dias antes. Assim exercitavam os pitagóricos principalmente a memória; pois, concebiam que nada poderia levar mais eficientemente a ciência, experiência e prudência, do que recordar coisas. Pitágoras aconselhava todo mundo a repetir para si mesmo os seguintes versos, antes de dormir:
"Não feche os olhos à noite, para dormir,
Antes que três vezes teus atos tenhas repassado;
Que erros cometeste? Que atos praticaste? Que dever não cumpriste?"
E, antes de levantar-se:
"Tão logo acordes, em ordem deves pôr
As ações a serem praticadas durante o dia."

Um comentário:

  1. Muito bom, mas segundo documentos e escrituras antigas,como exemplo Antiga e Mística Ordem Rosacruz - Amorc, que data de 1366 antes de Cristo,Pitágoras nasceu em 575a.C. e se vestia sempre com roupa de linho branca, e seus iniciados, e os ensinava que não deveriam usar nada que tivesse origem na morte de algum animal, embora não precisasse de matar o animal para tosquiá-lo, ele preferia usar o linho à lã e foi o primeiro a ser conhecido como filósofo.Eu, eterne buscadora da Luz,

    ResponderExcluir